google.com, pub-4451547767747829, DIRECT, f08c47fec0942fa0 "AW-11457436238": { "groups": "default" } 5 técnicas de vendas para iniciantes colocarem em prática hoje mesmo? ~ GANHAR DINHEIRO COM PROGRAMA DIGITAL

5 técnicas de vendas para iniciantes colocarem em prática hoje mesmo?

 



A maior dificuldade para quem está começando a empreender agora, sem dúvida, é realizar as primeiras vendas. Afinal, é raro até para nós mesmos comprar algo sem conhecer. 

Várias perguntas surgem, como, por exemplo:


Todos os dias, várias pessoas entram em nosso blog procurando uma fórmula milagrosa para aumentar suas vendas online da noite para o dia. 

Se este é seu caso, lamentamos informá-lo que não existe um jeito único de fazer isso. 



Não existe fórmula mágica para vender do dia para a noite. Se existisse, você não estaria aqui. O segredo para vender é entender que o comportamento do consumidor mudou e é preciso aprender novas técnicas de vendas.

Neste post, você irá entender o que são técnicas de vendas e quais são as mais eficazes. Além disso, compartilhamos as melhores técnicas para garantir que você crie uma máquina de vendas sustentável e duradoura, garantindo o desempenho consistente do seu negócio.

Vamos lá?

O que são técnicas de vendas?

Ao contrário do que muitos pensam, vender não é a mesma coisa do que aplicar técnicas de vendas. 

Venda, de acordo com o dicionário, é a transferência da posse ou do direito sobre alguma coisa mediante pagamento. 

Já técnicas de vendas são um modelo com regras, ações e processos com objetivo de ajudar qualquer pessoa a persuadir o potencial cliente no momento da compra. Com o crescimento da internet e do marketing digital, várias técnicas surgiram e vender se tornou uma tarefa menos complicada.



Mas, qualquer técnica só funcionará se tiver como pilar principal o cliente e sua experiência. 

O motivo é muito simples: as pessoas compram produtos ou serviços através de jornadas. Primeiro, o consumidor percebe que está com um problema e procura por possíveis soluções. Então, ao encontrar essa solução, ele avalia as opções disponíveis no mercado.

Somente após avaliar uma série de fatores como: quem é a empresa, como o produto/serviço irá ajudar, o que outras pessoas falaram sobre a empresa, condições de pagamento, forma de entrega, etc, é que a decisão é tomada.



Por isso as técnicas de vendas são tão importantes. Com elas, você conhecerá bem quem são seus potenciais clientes e como deixá-los mais confiantes sobre a sua solução.

Os pilares do processo de vendas no mercado digital

Que a internet mudou nossos hábitos de compras, ninguém têm dúvidas. Apesar de ser mais fácil chegar ao consumidor final, é mais complicado fazê-lo chegar ao final da compra. Mas como contornar isso e fazer o usuário caminhar até o final da jornada?

A resposta é mais simples do que parece: com um funil de vendas bem mapeado. No mundo digital, é impossível pensar em vender sem ter um e é por meio dele que você saberá quais técnicas de vendas implementar.

O funil de vendas está diretamente ligado a jornada de compra e pode ser dividida em três etapas:

1.   Topo do Funil: É a fase da atração, onde o usuário não tem conhecimento sobre sua empresa. As estratégias de vendas nesta etapa devem focar em explorar as necessidades e problemas da persona, sem abordar o produto/serviço em si;

2.   Meio do Funil: Nessa fase, o funil começa a trabalhar a conversão. Aqui, o empreendedor cria estratégias para coletar leads e reunir características de um comprador ideal. A landing page é uma excelente estratégia para fazer a conversão!

3.   Fundo do Funil: A última etapa do funil é o momento de “chutar para o gol”. É essencial responder todas as dúvidas e anseios do cliente sobre seu produto e mostrar que dentre todas as opções do mercado, a sua é a melhor!

Para aprender tudo sobre funil de vendas, não deixe de conferir nosso guia completo!

5Acesse nosso post e aprenda a criar sua persona, mesmo que você não tenha feito nenhuma venda ainda!



3. Drible as objeções e Relações

É comum surgir objeções por parte do potencial cliente durante o processo de vendas. Mas isso não deve ser visto como algo negativo e sim como uma oportunidade para mostrar o real valor do seu produto ou serviço.

Pense no seu próprio comportamento enquanto consumidor: você escolhe o produto e compra sem pensar duas vezes, ou escolhe o produto, pesquisa sobre ele, lê reviews e opiniões de outros consumidores e somente após estar realmente convencido, finaliza a compra?

Caso não encontre informações suficientes, a resistência em comprar é muito maior. 

Objeções são reações automáticas e aparecem de forma espontânea. Qualquer motivo pode impedir a compra e esses motivos devem ser mapeados, entendidos e contar com algum tipo de solução.

Para driblar essas objeções no processo de vendas, confira duas dicas essenciais:

Foque no valor do produto de Venda



Quanto falamos de valor, não estamos falando do preço. Se a objeção do visitante é o preço elevado, significa que o benefício principal do produto não esteja claro ou que aquilo que está sendo ofertado não está direcionado para a audiência certa.

Por outro lado, se o preço é considerado baixo, pode ficar subentendido que o produto não tem qualidade.

Como resolver esse dilema? O foco deve estar na proposta de valor que o cliente irá receber. Não se trata de ser só mais uma opção disponível no mercado, e sim ser a solução ideal para o cliente.

Invista em vídeos mostrando o produto na práticaUma das objeções mais comuns dos usuários é não entender ou não saber como certo produto/serviço funciona na prática e como poderá ajudá-lo.

A melhor forma de contornar isso e mostrar seu produto em ação é através de vídeos. 

Se você é um usuário ativo do YouTube, com certeza já viu o review de algum produto antes de comprá-lo. Além de listar as principais características, o vídeo tem o poder de destacar o benefício central do produto.

4. Use técnicas de copywriting

Para tornar sua oferta atraente não basta apenas escrever bem, é preciso convencer o visitante de que ele precisa do seu produto e, para isso, você precisa saber o que é copywriting.

Alguns gatilhos mentais podem te ajudar na hora de rebater as objeções do seu cliente em potencial, e convencê-lo sobre as vantagens da sua oferta. A seguir, falamos brevemente sobre alguns deles e sobre como você pode incorporá-los em sua copy.

Razão 

As pessoas gostam de ser educadas sobre a finalidade da compra. Deixe explícito “porque” o visitante deve adquirir sua oferta e, se possível, utilize fontes externas para validar seu discurso como pesquisas e notícias.

Ex: Está cansado de dietas milagrosas? Conheça o método de reeducação alimentar que fará com que você alcance resultados sem sofrimento e consiga mantê-los/ Pesquisas feitas pela OMS comprovam que a reeducação alimentar é o único meio efetivo de perder o peso sem prejudicar a saúde.

Segurança

A medida que o visitante percebe que você confia no produto que está vendendo, mais seguro ele fica de que sua solução é ideal para ele. Essa percepção aumenta ainda mais quando você mostra os resultados que outros clientes alcançaram com o produto.Ex: Se você não alcançar os primeiros resultados em até 30 dias, eu te dou seu dinheiro de volta.

Prova social

Antes de fazer uma compra é comum o usuário pesquisar por reviews daquele produto. E ninguém melhor para falar das vantagens da sua oferta do que alguém que ficou satisfeito com a compra. Dê voz para essas pessoas e exponha os reviews delas em sua página de vendas. 

Ex: Confira a história de clientes que conseguiram alcançar seus objetivos graças ao coach de emagrecimento “Vida mais saudável”.

Autoridade

Se você ainda não é um líder no seu segmento, utilize opiniões de profissionais reconhecidos para endossar o seu produto

Ex:  Conheça o coach para emagrecimento recomendado por 5 a cada seis personal trainers.

Afinidade

Uma das melhores formas de aumentar suas vendas é criar afinidade com a sua audiência. Use e abuse do storytelling para contar histórias com as quais a sua persona se identifique, de preferência, mostrando como o seu produto pode solucionar um problema que ela compartilha.

Ex: Antes de mudar meus hábitos, eu também tinha dificuldade de emagrecer.

Escassez

O princípio da escassez ou senso de urgência, que funciona tão bem no outbound marketing, consiste em convencer o visitante de que ele tem que fazer aquela compra naquele momento, caso contrário não terá uma nova oportunidade. 

Ex: Último final de semana para adquirir o curso “Vida mais saudável” com 50% de desconto.5. Aproveite o hype em sua divulgação

Fique de olho no que rola pela internet. É bem possível que você já tenha lido alguma notícia que estivesse relacionada com o produto ou serviço que você oferece.

Que tal utilizar o hype do momento para atrair mais tráfego para sua página? Fique atento ao acontecimentos que “viralizam” pela internet, seja uma notícia ou até mesmo um meme.

Você pode fazer uma ação de e-mail marketing, criar artigos para seu blog ou posts em suas redes sociais sobre os acontecimentos mais expressivos do momento e relacioná-los a seu produto, convidando os usuários a conhecê-lo.

Notícias e eventos



Imagine que você tenha criado um curso online sobre gestão hoteleira e mora no Rio de Janeiro.

Durante o Carnaval a cidade atrai vários turistas. Pensando nisso, você decide fazer um post no Facebook  com dicas para os estabelecimentos atraírem mais hóspedes. 

No final do texto você apresenta seu produto e mostra como ele pode ser útil para profissionais da área de turismo.

Redes sociais

Outra estratégia que funciona é participar de grupos de discussão nas redes sociais, acompanhar os temas que geram mais engajamento e, se possível, relacionar seu produto com aquele tema.

Mas, não basta apenas compartilhar o link para sua página de vendas em todas as postagens, pois isso é considerado SPAM

Você precisará participar ativamente das discussões para entender as dores e problemas daqueles usuários, para só depois apresentar a solução, que no caso seria seu produto.

Quando você apresenta soluções que agregam valor à vida das pessoas, passa a ser reconhecido como referência naquele assunto.  

Marketing sazonal técnicas de vendas para implementar agora!

Agora que entendemos o conceito de técnicas de vendas, é hora de conhecer as melhores e claro, como implementá-las. Pronto para versuas vendas turbinarem? Então anote as técnicas e coloque a mão na massa!

1. Ajude o cliente a entender o que ele precisa Fazer?

Já percebeu que nem sempre quando você acessa um e-commerce você tem certeza de que vai adquirir algum produto? 

Pense que o visitante do seu site está na mesma situação. Pode ser que ele ainda não tenha sequer detectado um problema. O seu papel nesse caso é mostrar que sua solução é a mais adequada para ele naquele momento.

Mas como fazer isso?

Criando conteúdo relevante, que agregue valor para quem visita sua página! As maneiras mais comuns de se fazer isso é por meio de um blog e das redes sociais. 

Sempre que você disponibiliza conteúdo valioso e gratuito para seu público, você aumenta as chances de ser lembrado futuramente, além de se firmar como autoridade em seu nicho de mercado.

Se você está no mercado de cursos online, recomendamos fortemente que você crie um vídeo de vendas que seja claro, persuasivo e que, ao mesmo tempo, responda todas as dúvidas do possível  comprador.

Aprenda como criar um bom vídeo de vendas:

2. Fale a mesma língua de sua persona

A página de vendas muitas vezes é o primeiro contato que o visitante tem com o produto. Por isso, certifique-se de disponibilizar todas as informações que ele precisará para tomar uma decisão bem informado.

Para gerar identificação, a linguagem utilizada deve estar alinhada aos interesses de sua persona. Faça um estudo cuidadoso de sua audiência para descobrir quem é seu cliente ideal. Esse perfil determinará as principais escolhas de seu negócio, inclusive as redes sociais mais adequadas para a divulgação do produto. 

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