A
maior dificuldade para quem está começando a empreender agora, sem dúvida, é
realizar as primeiras vendas. Afinal, é raro até para nós mesmos comprar algo
sem conhecer.
Várias
perguntas surgem, como, por exemplo:
Todos os dias, várias pessoas entram em nosso blog procurando uma fórmula milagrosa para aumentar suas vendas online da noite para o dia.
Se este é seu caso, lamentamos informá-lo que não existe um jeito único de fazer isso.
Não
existe fórmula mágica para vender do dia para a noite. Se existisse, você não
estaria aqui. O segredo para vender é entender que o comportamento do
consumidor mudou e é preciso aprender novas técnicas de vendas.
Neste
post, você irá entender o que são técnicas de vendas e quais são as mais
eficazes. Além disso, compartilhamos as melhores técnicas para garantir que
você crie uma máquina de vendas sustentável e duradoura, garantindo o
desempenho consistente do seu negócio.
Vamos
lá?
O que são técnicas de vendas?
Ao
contrário do que muitos pensam, vender não é a mesma coisa do que aplicar
técnicas de vendas.
Venda,
de acordo com o dicionário, é a transferência da posse ou do direito sobre
alguma coisa mediante pagamento.
Já técnicas de vendas são um modelo com regras, ações e processos com objetivo de ajudar qualquer pessoa a persuadir o potencial cliente no momento da compra. Com o crescimento da internet e do marketing digital, várias técnicas surgiram e vender se tornou uma tarefa menos complicada.
Mas,
qualquer técnica só funcionará se tiver como pilar principal o cliente e sua
experiência.
O
motivo é muito simples: as pessoas compram produtos ou serviços através de
jornadas. Primeiro, o consumidor percebe que está com um problema e procura por
possíveis soluções. Então, ao encontrar essa solução, ele avalia as opções
disponíveis no mercado.
Somente após avaliar uma série de fatores como: quem é a empresa, como o produto/serviço irá ajudar, o que outras pessoas falaram sobre a empresa, condições de pagamento, forma de entrega, etc, é que a decisão é tomada.
Por
isso as técnicas de vendas são tão importantes. Com elas, você conhecerá bem
quem são seus potenciais clientes e como deixá-los mais confiantes sobre a sua
solução.
Os pilares do processo de vendas no mercado digital
Que
a internet mudou nossos hábitos de compras, ninguém têm dúvidas. Apesar de ser
mais fácil chegar ao consumidor final, é mais complicado fazê-lo chegar ao
final da compra. Mas como contornar isso e fazer o usuário caminhar até o final
da jornada?
A
resposta é mais simples do que parece: com um funil de vendas bem mapeado. No
mundo digital, é impossível pensar em vender sem ter um e é por meio dele que
você saberá quais técnicas de vendas implementar.
O
funil de vendas está diretamente ligado a jornada de compra e pode ser dividida
em três etapas:
1. Topo do Funil: É
a fase da atração, onde o usuário não tem conhecimento sobre sua empresa. As
estratégias de vendas nesta etapa devem focar em explorar as necessidades e
problemas da persona, sem abordar o produto/serviço em si;
2. Meio do Funil: Nessa
fase, o funil começa a trabalhar a conversão. Aqui, o empreendedor cria
estratégias para coletar leads e reunir características de um comprador ideal.
A landing page é uma excelente estratégia
para fazer a conversão!
3. Fundo do Funil: A
última etapa do funil é o momento de “chutar para o gol”. É essencial responder
todas as dúvidas e anseios do cliente sobre seu produto e mostrar que dentre
todas as opções do mercado, a sua é a melhor!
Para
aprender tudo sobre funil de vendas, não deixe de conferir nosso guia completo!
5Acesse nosso post e aprenda a criar sua persona, mesmo que você não tenha feito nenhuma venda ainda!
3. Drible as objeções e
É
comum surgir objeções por parte do potencial cliente durante o processo de
vendas. Mas isso não deve ser visto como algo negativo e sim como uma
oportunidade para mostrar o real valor do seu produto ou serviço.
Pense
no seu próprio comportamento enquanto consumidor: você escolhe o produto e
compra sem pensar duas vezes, ou escolhe o produto, pesquisa sobre ele, lê
reviews e opiniões de outros consumidores e somente após estar realmente
convencido, finaliza a compra?
Caso
não encontre informações suficientes, a resistência em comprar é muito
maior.
Objeções
são reações automáticas e aparecem de forma espontânea. Qualquer motivo pode
impedir a compra e esses motivos devem ser mapeados, entendidos e contar com
algum tipo de solução.
Para
driblar essas objeções no processo de vendas, confira duas dicas essenciais:
Foque no valor do produto de Venda
Por
outro lado, se o preço é considerado baixo, pode ficar subentendido que o
produto não tem qualidade.
Como
resolver esse dilema? O foco deve estar na proposta de valor que o cliente irá receber.
Não se trata de ser só mais uma opção disponível no mercado, e sim ser
a solução ideal para o cliente.
Invista em vídeos mostrando o produto na práticaUma das objeções mais comuns dos usuários é não entender ou não saber como certo produto/serviço funciona na prática e como poderá ajudá-lo.
A
melhor forma de contornar isso e mostrar seu produto em ação é através de
vídeos.
Se
você é um usuário ativo do YouTube, com certeza já viu o review de algum
produto antes de comprá-lo. Além de listar as principais características, o
vídeo tem o poder de destacar o benefício central do produto.
4. Use técnicas de copywriting
Para
tornar sua oferta atraente não basta apenas escrever bem, é preciso convencer o
visitante de que ele precisa do seu produto e, para isso, você precisa saber o
que é copywriting.
Alguns
gatilhos mentais podem te ajudar na hora de rebater as objeções do seu cliente
em potencial, e convencê-lo sobre as vantagens da sua oferta. A seguir, falamos
brevemente sobre alguns deles e sobre como você pode incorporá-los em sua copy.
Razão
As
pessoas gostam de ser educadas sobre a finalidade da compra. Deixe explícito
“porque” o visitante deve adquirir sua oferta e, se possível, utilize fontes
externas para validar seu discurso como pesquisas e notícias.
Ex: Está cansado de dietas milagrosas? Conheça o método
de reeducação alimentar que fará com que você alcance resultados sem sofrimento
e consiga mantê-los/ Pesquisas feitas pela OMS comprovam que a reeducação
alimentar é o único meio efetivo de perder o peso sem prejudicar a saúde.
Segurança
A medida que o visitante percebe que você confia no produto que está vendendo, mais seguro ele fica de que sua solução é ideal para ele. Essa percepção aumenta ainda mais quando você mostra os resultados que outros clientes alcançaram com o produto.Ex: Se você não alcançar os primeiros resultados em até 30 dias, eu te dou seu dinheiro de volta.
Antes
de fazer uma compra é comum o usuário pesquisar por reviews daquele produto. E
ninguém melhor para falar das vantagens da sua oferta do que alguém que ficou
satisfeito com a compra. Dê voz para essas pessoas e exponha os reviews delas
em sua página de vendas.
Ex: Confira a história de clientes que
conseguiram alcançar seus objetivos graças ao coach de emagrecimento “Vida mais
saudável”.
Se
você ainda não é um líder no seu segmento, utilize opiniões de profissionais
reconhecidos para endossar o seu produto
Ex: Conheça o coach para emagrecimento
recomendado por 5 a cada seis personal trainers.
Afinidade
Uma
das melhores formas de aumentar suas vendas é criar afinidade com a sua
audiência. Use e abuse do storytelling para
contar histórias com as quais a sua persona se identifique, de preferência,
mostrando como o seu produto pode solucionar um problema que ela compartilha.
Ex: Antes de mudar meus hábitos, eu também tinha
dificuldade de emagrecer.
Escassez
O
princípio da escassez ou senso de urgência, que funciona tão bem no outbound
marketing, consiste em convencer o visitante de que ele tem que fazer
aquela compra naquele momento, caso contrário não terá uma nova
oportunidade.
Ex: Último final de semana para adquirir o curso “Vida mais saudável” com 50% de desconto.5. Aproveite o hype em sua divulgação
Fique
de olho no que rola pela internet. É bem possível que você já tenha lido alguma
notícia que estivesse relacionada com o produto ou serviço que você oferece.
Que
tal utilizar o hype do momento para atrair mais tráfego para
sua página? Fique atento ao acontecimentos que “viralizam” pela internet, seja
uma notícia ou até mesmo um meme.
Você
pode fazer uma ação de e-mail marketing, criar artigos para seu blog ou posts
em suas redes sociais sobre os acontecimentos mais expressivos do momento e
relacioná-los a seu produto, convidando os usuários a conhecê-lo.
Notícias e eventos
Imagine
que você tenha criado um curso online sobre
gestão hoteleira e mora no Rio de Janeiro.
Durante
o Carnaval a cidade atrai vários turistas. Pensando nisso, você decide fazer um
post no Facebook com dicas para os estabelecimentos atraírem mais
hóspedes.
No
final do texto você apresenta seu produto e mostra como ele pode ser útil para
profissionais da área de turismo.
Redes sociais
Outra
estratégia que funciona é participar de grupos de discussão nas redes sociais,
acompanhar os temas que geram mais engajamento e, se possível, relacionar seu
produto com aquele tema.
Mas,
não basta apenas compartilhar o link para sua página de vendas em todas as
postagens, pois isso é considerado SPAM.
Você
precisará participar ativamente das discussões para entender as dores e
problemas daqueles usuários, para só depois apresentar a solução, que no caso
seria seu produto.
Quando
você apresenta soluções que agregam valor à vida das pessoas, passa a ser
reconhecido como referência naquele assunto.
Marketing sazonal técnicas de vendas para implementar agora!
Agora que entendemos o conceito de técnicas de vendas, é hora de conhecer as melhores e claro, como implementá-las. Pronto para versuas vendas turbinarem? Então anote as técnicas e coloque a mão na massa!
1. Ajude o cliente a entender o que ele precisa Fazer?
Já
percebeu que nem sempre quando você acessa um e-commerce você tem
certeza de que vai adquirir algum produto?
Pense
que o visitante do seu site está na mesma situação. Pode ser que ele ainda não
tenha sequer detectado um problema. O seu papel nesse caso é mostrar que sua
solução é a mais adequada para ele naquele momento.
Mas
como fazer isso?
Criando
conteúdo relevante, que agregue valor para quem visita sua página! As maneiras
mais comuns de se fazer isso é por meio de um blog e das redes sociais.
Sempre
que você disponibiliza conteúdo valioso e gratuito para seu público, você
aumenta as chances de ser lembrado futuramente, além de se firmar como autoridade
em seu nicho de mercado.
Se
você está no mercado de cursos online, recomendamos fortemente que você crie um
vídeo de vendas que seja claro, persuasivo e que, ao mesmo tempo, responda
todas as dúvidas do possível comprador.
Aprenda como criar um bom vídeo de vendas:
2. Fale a mesma língua de sua persona
A
página de vendas muitas vezes é o primeiro contato que o visitante tem com o
produto. Por isso, certifique-se de disponibilizar todas as informações que ele
precisará para tomar uma decisão bem informado.
Para gerar identificação, a linguagem utilizada deve estar alinhada aos interesses de sua persona. Faça um estudo cuidadoso de sua audiência para descobrir quem é seu cliente ideal. Esse perfil determinará as principais escolhas de seu negócio, inclusive as redes sociais mais adequadas para a divulgação do produto.
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