Dicas para Cabeleireiros Iniciantes
Dica de Cabelos
Cabeleireiros: no interior ou na capital, você os encontra. De ambos os sexos, várias idades, iniciantes ou veteranos.
Cuidar da saúde e da aparência dos cabelos é uma profissão antiga, conhecidíssima e rentável – e também desafiante, haja vista que a clientela é exigente, em especial o público feminino.
Para ser um cabeleireiro de sucesso, é preciso ter talento, paciência, carisma e, sem dúvida, paixão pelo que faz.
Estar Sempre Preparado!
Uma dica valiosa para quem quer iniciar uma carreira como cabeleireiro é investir na sua qualificação. Faça cursos profissionalizantes, pesquise bastante.
Há muito material disponível na internet que você pode utilizar - boa parte deles é gratuita. Muitas pessoas iniciam o curso só depois de começar a trabalhar, o que não deixa de ser válido.
Mas lembre-se que trabalhar com os cabelos alheios é uma responsabilidade muito grande. Não tente fazer um procedimento que não conhece bem; espere até aprender o mesmo durante seus estudos.
Preste Atenção nos Cabelos de Seus Clientes
Atenção: um cabeleireiro de qualidade não só faz cortes e penteados deslumbrantes, mas também é aquele que analisa e diagnostica a saúde dos cabelos.
Se uma cliente com o cabelo já fragilizado pedir por um tratamento mais agressivo, por exemplo, seja responsável e não o faça – afinal, é você o especialista!
Não raro, vemos e ouvimos relatos de pessoas que foram cuidar dos cabelos em salões e saíram de lá sem eles, por causa de procedimentos indevidos.
Tenha cautela, pois um erro dessas proporções pode acarretar em muitos aborrecimentos e até em processos judiciais.
Pratique em Casa!
Para adquirir experiência, ofereça seus serviços a pessoas próximas, familiares, colegas.
Quem nunca teve uma vizinha ou amiga que fazia cortes de cabelo e escovas para as pessoas da região? Importante: mantenha o bom humor, faça com que sua clientela se sinta confortável em sua companhia.
Muitas pessoas aproveitam o momento de um tratamento capilar para falarem sobre sua vida pessoal, seus problemas. Você pode (e deve) ser solidário e gentil com um cliente que desabafa, mas não perca a ética, jamais. Sempre use o bom senso.
Você pode também pedir emprego em salões.
É evidente que o lucro de um funcionário de salão é bem menor que o de um proprietário, mas, de início, foque no seu aprendizado.
O sucesso financeiro é construído aos poucos (e, como diz o ditado, o único lugar onde o dinheiro vem antes do trabalho é no dicionário).
Aproveite e pesquise sobre como montar o seu próprio salão. Muitas pessoas começam ‘do nada’ trabalhando na garagem, num quarto da própria casa ou a domicílio.
Outras, com o dinheiro da atividade, optam por construir um pequeno cômodo.
Há também quem alugue um ponto comercial. Faça um planejamento e veja a opção mais viável para você.
0 comments:
Postar um comentário